sábado, 26 de novembro de 2016

Cuba - Parte 7 - Bayamo - Comandacia de la Plata

No dia seguinte a Yaquelin fez um café ainda mais reforçado, pois íamos fazer uma trilha longa! Tinha até porco assado e uma macarronese! Que amor de pessoa viu!
7:30h já estávamos de saída. O Ernesto nos perguntou se ele podia dar carona a uma conhecida que iria visitar uma pessoa doente no caminho e claro que não nos importamos e fomos. O caminho é lindo, com a vista da serra, maravilhoso!
Imagens da Paisagem Até a Chegada do Ponto de Embarque
Chegamos no local de saída do passeio quase 9h. Fizemos o pagamento e um jeep já nos levou para nos unirmos a um grupo que tinha acabado de ir.... O 4x4 leva até o Alto del Naranjo, um local que pelo que entendemos só pode ir à pé ou com o carro da empresa. Sinceramente não sei se precisaria ser um 4x4, a subida é muito ingrime, mas acredito que um carro normal suba, porém há um controle de entrada e não sei se daria pra ir com carro alugado.
Contatos de quem fechamos o passeio e preços: Casa Sierra Maestra (site aqui), a partir de Bayamo custou CUC 60,00 de taxi até o local mais CUC 27,00 por pessoa de entrada no parque e traslado até o início da trilha. Outos CUC 5,00 para fotos/vídeos.

Deste Alto del Naranjo parte o passeio para a Comandancia de la Plata e para o Pico Turquino, local mais alto de Cuba. A visita a este pico dura dois dias e como não estávamos com a agenda tranquila, preferimos fazer o Comandancia de la Plata, local onde Fidel e seu grupo ficou durante 6 meses planejando os próximos atos da revolução. Nesta época o exército rebelde se chamava M-26-7, ou seja, movimento 26 de julho, em homenagem ao ataque malsucedido ao Cuartel Moncada.
O nome Comandancia se deve ao fato de que o Comandante em Jefe, como era chamado Fidel Castro, vivia nesse local e Plata devido ao rio La Plata que cortava a Sierra Maestra. A trilha tem um total de 6km ida e volta e dura aproximadamente 4h.
Placas do Início da Trilha
O trajeto é muito lindo, uma trilha em meio à mata (semelhante à nossa mata atlântica) com vistas de tirar o fôlego!
Vegetação da Sierra Maestra

Vegetação ao Longo da Trilha
Para usar câmera é preciso pagar mais 5CUC pro guia, sendo que o valor é pago na primeira parada, a cozinha dos funcionários do parque, onde se começa a trilha.
Primeira "Vila" de Casas - Ponto de Explicações e Pagamento pelas Fotos

Mais uma Propaganda do Fidel

Indicações dos Pontos Visitáveis
Durante todo o trajeto o guia vai mostrando as plantas locais, as frutas, etc. O caminho consiste em percorrer diversos pontos do acampamento rebelde, a casa do fidel, a imprensa, a sede administrativa, etc. Somente uma casa serve de museu, onde conta como foi o período em que o exército rebelde ficou na Sierra Maestra. Para ler as legendas das fotos do museu, basta dar duplo clique e depois zoom.
Acima, Detalhes da Casa do Fidel - segundo o guia, a geladeira não seria conforto, mas necessidade de armazenar medicamentos para a equipe. Havia inclusive uma saída de emergência para caso houvesse necessidade de fuga imediata

Imagens das Casas e Acervos de Sierra Maestra - Notável Organização
A trilha terminou por volta de 13h, porém faltou vaga para irmos junto com o restante do nosso grupo e o guia disse que iríamos no próximo carro, 5min depois. Na hora deixamos ele ir, porém devíamos ter ido um de nós e outro ficar com o guia, pois tivemos que brigar pra ir no próximo carro, pois queriam deixar a gente pra depois…. Ê laiá....

Quando voltamos à base da empresa, tínhamos direito a um lanche de presunto e queijo, um refri e uma garrafinha de água. Devoramos tudo e voltamos para Bayamo por volta das 14h.
A base da empresa, que é também um hotel (Vila Santo Domingo) é bem bonita! Pra quem tiver com tempo, vale a pena se hospedar lá.... A vista é linda e os preços semelhantes aos das casas particulares.

Em 1h chegamos em Bayamo. Arrumamos nossas malas, tiramos um cochilo e quando íamos jantar a Yaquelin fez uma sopa pra gente, pra não ficarmos com fomo no ônibus…. É ou não é um amor? rs. 

A sopa estava deliciosa! Demos um presentinho pra Yaquelin por toda a ajuda desde o Brasil e depois fomos tomar um sorvete na disputada sorveteria de sempre, a do Paseo Bayamés, e até que enfim estava vazia! No cardápio tem os tipos de sorvetes, quantas bolas, etc. A garçonete vem e te fala quais sabores tem no dia, no nosso caso 4 sabores.

 Tomamos o sorvete, que não é tão agradável ao nosso paladar e depois fomos para a rodoviária da Viazul esperar o busão para Santa Clara, que já estava comprado desde o Brasil pelo site www.viazul.com. O Ernesto foi conosco para nos ajudar com os mochilões. Enquanto esperávamos o busão, colocamos os pontos visitáveis do Lonely Planet para Santa Clara no nosso app MAPS.ME.

O ônibus, pra variar não tinha banheiro e ele fez 2 paradas ao longo da noite para quem quisesse usar. O ar condicionado do ônibus era fortíssimo, colocamos todas as blusas que tínhamos e ainda morremos de frio a noite toda….

 



Link de cada Parte da Viagem:



Nenhum comentário:

Postar um comentário