sábado, 4 de janeiro de 2014

Bahia - Chapada Diamantina (sexta parte) - Caldeirões do Serrano, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera, Cachoeira dos Mosquitos, Rio Mucugezinho, Poço do Diabo (hospedagem em Lençóis)

Na 4ª. Feira acordamos tarde, com o moço do Hostel nos indicando que o café ia ser servido até às 10am naquele dia (terminava às 9h todo dia)... Ainda bem!!! Tomamos então café e fomos no Caldeirões do Serrano (isso já era quase meio dia). Seguimos a trilha dos Caçadores de Cachoeira (http://trilhados.blogspot.com.br/2013/08/cachoeira-primavera-cachoeirinha-e.html) mas achamos o lugar bem pouco atraente. Primeiro você passa pelos Caldeirões, que são poços formados ao longo do trajeto do rio ao passar por uma pedra enorme inclinada. Tinha muuuuita gente lá. Parecia muito clima de praia, com isopor, barraquinha e tudo.

Panorâmica - Caldeirões do Serrano (clique para ampliar)

Seguindo uma trilha, pulando o cano da Embasa, chegamos na Cachoeirinha. Outro ponto tipo praia, mas legal para criança, pois possui um pocinho bem raso. A cachoeira é pequenininha em volume, mas o pessoal estava se divertindo lá, rs.

Cachoeirinha

Seguimos em frente e com mais 20min de trilha (pegando a trilha de baixo – direita), chegamos na Cachoeira da Primavera. Ela é bem bonitinha, mas não tem poço, já que tem pedras enormes em frente a queda. Dá somente para ficar em baixo dela.

Cachoeira da Primavera
Com base no relato http://www.mochileiros.com/circuito-mixila-x-xxi-cachus-de-lencois-chapada-diamantina-parte-3-t56238.html, subimos algumas pedras e encontramos uma trilha que levou no andar superior da cachoeira, que aí sim tinha um poço pequeno, mas razoável para banho. Tinha duas cachoeirinhas, sendo que em uma delas você toma hidromassagem sentado.

Poço acima da Cachoeira da Primavera
Passamos a tarde toda lá e na volta pegamos a trilha por cima, que não passava na cachoeira da primavera, mas tinha alguns mirantes para você visualizar todo Parque Municipal do Serrano e a cidade de Lençois.
O tempo total de trilha até o poço que ficamos é de 1h.
Trilha: Google Drive (gpx) / Wikiloc (precisa cadastro no site para baixar a trilha)

Voltamos para a cidade, onde muita coisa estava fechada. Fomos em um lugarzinho que vendia suco natural a R$ 1,00, sendo uma garrafinha de 500ml. Estava muito bom.
Pela noite fomos jantar no Lampião e embora tenha demorado um pouco, não tivemos maiores problemas. O pirão de queijo coalho deles era divino! Muito bom! Divino mesmo!

Na quinta feira optamos por ir na Cachoeira dos Mosquitos, que um colega de hostel disse ser a mais bonita que ele visitou enquanto ficou em Lençóis.
Fomos comprar os nossos lanches como sempre, mas tinha acabado o pão na cidade.... Nenhuma padaria tinha.... Compramos então biscoitos para passar o dia.
Para ir nesta cachoeira, precisa antes comprar um voucher no mercado Senna, que fica na rua do Banco do Brasil e custa R$ 10,00 por pessoa.
Seguimos o relato do http://deixadefrescura.com/2012/03/chapada-diamantina-roteiro-imperdivel.html e chegamos sem maiores problemas. Quando a rodovia de lençóis encontra com a BR242, pega-se à direita e anda 8Km, e então pega uma estrada de terra à esquerda, onde tem um Brasil Gás. Nesta estrada anda-se mais 3Km e então pega-se à esquerda. Depois é só seguir a estrada principal sempre, por mais 11Km, abrindo algumas porteiras no caminho. Então chega-se em uma última porteira onde um menino veio cobrar o voucher. A partir desta porteira anda-se mais 6Km até o estacionamento. No estacionamento tem um mirante, onde pode-se visualizar a parte superior da cachoeira (antes da queda). À esquerda (de frente para o mirante) está o início da trilha.

Mirante. A trilha começa à esquerda da foto

A trilha tem 1,5Km (ida) e demora em torno de 40min para chegar na parte inferior da cachoeira. Desce um pouco, atravessa o rio (que forma a cachoeira) e então, próximo à queda, pega-se novamente a trilha do outro lado, que irá subir um bom trecho e depois descer.

Parte que precisamos atravessar para pegar a trilha do outro lado

Cachoeira dos Mosquitos - Vista de cima

Chegando na cachoeira, que coisa linda!!!! É uma queda bem alta, de aproximadamente 55m. Mas é bem gostoso entrar debaixo da queda, pois o leito do rio é de areia, não tem pedras escorregadias, nada... Muito bom! Tinha muitas andorinhas curtindo a queda.... rsrsrsr. Lindo!

Cachoeira dos Mosquitos

Em frente a cachoeira tem uma pedra onde você pode ficar parado e receber no peito toda fumaça gerada pela cachoeira. É uma sensação muito boa.
Pra frente da cachoeira tem um poço pequeno, que dá pra refrescar. Estava bem lotado de gente, era próximo de 12h. Ficamos lá até as 13h, quando o sol começou a sumir e começou a ficar frio.
Fomos então para o poço que forma antes da cachoeira do Mosquito, acima da queda (aquele mesmo que atravessamos na trilha de ida). Lá é muito gostoso para banho e ainda tinha sol. Tem uma pequena queda de água, de pouco mais que 3m somente. Mas o poço era uma delícia para nadar. Atrás dessa queda de água vimos um ninho de, cremos nós, andorinha. Muito lindo. Nas margens do poço tinha outros ninhos e os passarinhos ficavam meio perturbados quando passávamos nadando no poço.

Poço acima da Cachoeira dos Mosquitos - Delicioso!!!!

Ficamos lá muito tempo, já que estava bem legal tomar sol e nadar. Depois escalamos as pedras à esquerda da queda de água e chegamos a outro poço menor e uma queda de água maior. Parecia uma réplica da Cachoeira dos Mosquito, mas em escala menor. Lá só tiramos fotos e voltamos para nossa “piscina” rs.

Cachoeira Mini-Mosquito, acima do Poço que ficamos
Só lá pelas 16:30 que saímos de lá e voltamos para Lençois.
Mapa do caminho e trilha: Google Drive (gpx) / Wikiloc (precisa cadastro no site para baixar a trilha)

No caminho de volta paramos na Pousada do Parque, que é uma pousada que fica quase no fim da estrada que liga a BR242 a Lençois (uns 4Km do centro de Lençóis). Paramos lá porque eles tem uma placa dizendo “O mais barato de lençois” e quisemos averiguar. Era mesmo. O quarto para casal saia R$120,00 e o quarto contava com Ar Condicionado e Frigobar. Para nós que estávamos de carro, seria bem melhor ter ficado lá e muito mais barato que o hostel. Tinha uma carinha da Pousada do Capão. Bem, fica pra próxima. Seguem contatos: 75 3334 1361/ 75 9988 8886 (Jana) – www.pousadadoparquelencois.com.br . Importante: como não nos hospedamos lá, não temos certeza dos serviços prestados, se é bom ou não... vale pesquisar opiniões de outros viajantes.
Já em Lençóis jantamos no Terra Doce, na rua do Banco do Brasil. Dessa vez a comida veio um pouquinho mais rápida, mas também o restaurante estava vazio. Não achamos nada demais nos pratos, e um deles tinha um cabelinho... rsrsrs.
Na sexta, o plano era irmos para a Pratinha, que tinha ficado pendente no dia do atoleiro do carrro... Mas no café da manha, conversando com a moça do hostel, responsável por passeios, falamos que iríamos pra Pratinha e ela disse que estava fechada.... Que geralmente o dono ligava para avisar quando reabria, mas que ele não tinha ligado... E ela havia tentado ligar no dia anterior e não tinha conseguido.
Então ela nos sugeriu irmos no Poço do Diabo e na Cachoeira do Pai Inácio. A moça do hostel disse que todos os roteiros de passeios passavam pelo poço do Diabo pela manhã e que depois do almoço ele ficaria bem tranquilo....
Fomos então para a cachoeira do Pai Inácio, que fica numa estrada de terra cruzando a BR-242 (a direita no sentido Lençóis-Palmeiras), próximo ao Morro do Pai Inácio, onde tem uma placa escrito orquidário.
Pedimos informação no orquidário e o senhor que nos atendeu disse que deixávamos o carro no orquidário e depois continuávamos a pé na estrada de terra (que não seguia carro adiante) por mais 30min e nos disse que a cachoeira tinha 7m de altura.... Pensamos então: 30min de trilha e uma cachoeira de 7m? Desistimos.... Fomos então pro Poço do Diabo. Ah, no orquidário paga-se R$ 10,00. Acho que pra deixar o carro lá teria que ir no orquidário, não deixariam guardar o carro lá só pra ir na cachoeira.

Voltamos para o Poço do Diabo, que fica bem à margem da BR-242, e a entrada se dá por um restaurante. Não precisa pagar entrada e não precisa de guia. Usamos a trilha dos Caçadores de Cachoeira http://trilhados.blogspot.com.br/2013/07/chapada-diamantina-atrativos-lencois-e.html e foi tranquilo. Uns 2 min até o Rio Mucugezinho e mais uns 20min até o Poço do Diabo.
Chegando no Poço do Diabo, estava muito lotado, mas realmente depois foi esvaziando e ficou bom.... O poço é ótimo para banho.... tem tiroleza, rapel e como o poço é muito fundo, tem uma corda com uma bóia que vai de uma das margens até a cachoeira.

Poço do Diabo

Poço do Diabo - Visto de Cima com a corda da Tiroleza

Ficamos lá um tempo, relaxando e de repente apareceu uns saguis com filhotes para procurar comida!!! Eles pegam todos os restos de comida que o pessoal deixa cair... e também apareceu um calango e comeu nossos farelinhos de biscoito.... rsrrsrsr..... Eu acho que esses animais sabem que lá vai mta gente e sempre tem resto de comida então eles atacam.....
Voltamos então para o Rio Mucugezinho. O lugar é superlotado, gente com colchão, galera comendo churrasco, etc.....
Paramos então em um restaurante que fica em frente ao poço (formado pelo rio mucugezinho). Pedimos um PF por 12 reais e ficamos ali sentados, nas mesas de concreto que tem do restaurante, vendo a galera se divertindo no Rio Mucugezinho..... A hora foi passando e mais de uma hora depois, perguntamos do nosso prato e uma mulher disse que só tinha mais um na frente e depois já era o nosso.... Mas daí vimos que um casal que chegou no Poço do Diabo quando estávamos saindo, já estava comendo... Daí ficamos mto furiosos... Deduzimos que o guia deles ou pediu com antecedencia o prato deles ou então o restaurante favoreceu eles por estarem com guia....
Não pensamos duas vezes, saímos de lá e almoçamos no restaurante de cima (o que fica na beira da BR). Lá era Self-Service com balança. Almoçamos e como não curtimos muito o Rio Mucugezinho e não valia a pena voltar para o Poço do Diabo pois já era tarde, fomos para o Hostel e ficamos lá nas redes do quintal, fazendo uma retrospectiva da viagem e despedindo do lugar.
À noite fomos no restaurante Maria Bonita. Pedimos uma salada (que particularmente odiei pois vinha com um molho agridoce que não agradou o meu paladar e na mesa nem tinha um azeite com sal pra temperar a salada de outro jeito).... Pedimos também uma pizza, esta estava saborosa..... Mas como sempre, demorou mto pra chegar.... Até a salada demorou..... Já estávamos bem cansados de lentidão de lençóis...
No dia seguinte, era a volta.... Não quisemos mais ir em nenhum lugar.... Estava previsto algum lugar perto, mas como a pratinha estava fechada, nem fomos em lugar nenhum.... Pensamos em ir nas pinturas rupestres, da serra das paridas... mas não animamos também. Estávamos cansados.
Fomos para Salvador....
Na saída o dono do hostel nos disse que na volta, após a cidade de Itaberaba, haveria uma rotatória, onde poderia pegar à esquerda sentido Ipirá. Com isso evitaríamos a estrada toda esburacada e cheia de caminhões da ida... Fizemos esta rota e deu certinho... Realmente foi boa.
Almoçamos no Posto de Gasolina São João, em uma Churrascaria e Lanchonete que leva o mesmo nome do Posto, às margens da BA052 (Km 85) assim que você chega nessa estrada vindo pela BA233. Tinha Self-Service com churrasco.... Uma delícia e muito barato....
Chegamos em Salvador às 16h e nosso vôo era às 3h da manhã. Pegamos então um hotel Milenium, na Ladeira do Abaeté-n.22, que mais parece um motel e possuía esquema de horas. Deixamos nossas malas e fomos passear em Itapuã, à pé mesmo... Tomamos uma água de coco e assistimos à um belo por do sol.... Mas achamos a praia absurdamente imunda..... Muito lixo na areia.... uma dó....
Tomamos um banho e relaxamos um pouco e depois fomos no subway, bem pertinho do hotel.
Após 4h no hotel, partimos para o aeroporto, que ficava bem perto.
Na devolução do carro cobraram taxa de higienização por estar sujo de lama por baixo (e olha que a gente mandou lavar em Palmeiras!), o que custou 88 reias.... Mas achamos justo.
Fim de mais uma aventura pessoal!
Agora vou colocar minhas sugestões para quem for planejar uma viagem para a Chapada Diamantina (algo puramente pessoal).
Se eu pudesse redistribuir os meus dias na chapada, eu faria assim:
2 dias em Palmeiras - Faria os passeios: 1- Grutas (Lapa Doce, Fumaça e Torrinha); 2 - Pratinha/Gruta Azul+Morro Pai Inácio
3 dias no Vale do Capão - Faria os passeios: 1 - Fumaça por cima+Riachinho, 2 - Angélica+Purificação e 3 - Rio Preto/Rodas+Conceição dos Gatos
7 dias em Mucugê - Faria os passeios: 1-Buracão e Licuri (em Ibicoara); 2-Fumacinha (por cima ou por baixo); 3-Três Barras e Cristais; 4 - Ramalho e Brocório (em andaraí), 5 - Cachoeirão; 6-Poço Encantado, Poço Azul e Lapa do Bode; 7-Funil e Andorinhas;
3 dias em Lençois - Faria os passeios: 1-Gruta do Lapão; 2- Cachoeira do Sossego, 3 - Cachoeira dos Mosquitos + Poço Diabo
Seguindo este roteiro, vc conhecerá as principais atrações da Chapada e terá uma boa visão do todo.
Isso é claro, se vc estiver de carro. Sem carro, é melhor fazer tudo a partir de Lençois, pois eles tem mais agências, que possuem carro pra te levar. Nas outras cidades o guia vai contigo no seu carro ou vc precisa pagar o triplo do valor pra ir de carro.
As cachoeiras mais lindas e mais altas estão próximas de Mucugê. Me arrependi de não ter mais 3 dias lá para fazer Ramalho e Brocório (que fica em Andaraí), Cachoeirão e Três Barras e Cristais. O Cachoeirão parece ser um visual muito lindo e a trilha não é tão sofrida. Nota, as atrações de Andaraí ficam inviáveis pra quem está em Lençois, pois são uns 120Km de estrada (asfalto). É melhor conhecê-las a partir de Mucugê (30Km).
A Chapada Diamantina é realmente gigante. Existem inúmeras atrações que não tem nos mapas que relatei na parte 1 (vide relato http://umamordeviagem.blogspot.com.br/2013/12/bahia-chapada-diamantina-primeira-parte.html). 15 dias para conhecer a Chapada Diamantina não é suficiente. Em Mucugê, em frente à Pousada Mucugê, tem uma loja, de um senhor que vende mapas da chapada, a loja chama-se Trilhas e Caminhos (Contato: http://www.trilhasecaminhos.com.br). No mapa dele tem todas as atrações, muitas que não são conhecidas... É interessante comprar o mapa dele antes de ir pra Chapada ou assim que chegar lá. E ainda tem a travessia do Paty, que é considerada uma das travessias mais lindas do mundo. Não conhecemos nem metade das atrações. Gasta-se 30 dias fácil na Chapada, mas tem que ter muito pique!
Mas essa foi a primeira férias que vamos para lugares de trekking. Achamos um pouco pesado fazer em média 12Km de trilha por dia, durante vários dias.... Um feriado prolongado, 5 dias é tranquilo, mas em 15 dias, ia cansando e estressando... Nada lá é perto..... Não tem nenhum lugar que vc pára o carro e já está na atração... Até nos últimos 5 dias, que ficamos mais tranquilos, ainda andávamos em torno de 5Km por dia....
De todos os lugares que fomos, o único que é obrigatório guia é o buracão. Mas é muito difícil achar as trilhas e chegar nos lugares sem um guia ou sem um GPS e uma rota.
Se vc tiver pouco tempo na Chapada, não deixe de ir no Buracão, na Fumaça e em pelo ao menos alguma gruta... são bem diferentes de tudo o que já vimos.
Comparações entre as Chapadas: a Diamantina com certeza é muito maior e mais exuberante... Cachoeiras Gigantes... Mas o clima aconchegante e acolhedor da Chapada dos Veadeiros é incomparável..... Na Chapada Diamantina parece que o pessoal quer te pegar no laço pra fazer passeio... não te dão dicas de como chegar, se vc está sem guia não te ajudam, enfim.... muito estranho... Veadeiros foi bem mais legal neste sentido.
Na Chapada dos Guimarães (já estamos com uma viagem marcada pra lá pois na última  ficamos muito pouco tempo e não conhecemos muita coisa. Ver: http://umamordeviagem.blogspot.com.br/2013/06/mato-grosso-chapada-dos-guimaraes.html), o guia é obrigatório em quase todos os lugares, então não tem como fugir. Mas não sentimos esta hostilidade que sentimos na Chapada Diamantina. Sempre quando voltávamos ao Hostel a mulher falava que nós tínhamos sumido e onde tínhamos ido, o que tínhamos feito, etc..... Muito estranho.
Realmente as cachoeiras mais exuberantes e altas, estão na Chapada Diamantina, mas se eu fosse recomendar uma Chapada pra alguém, recomendaria Veadeiros.

Abraços e até a próxima viagem pessoal!