quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ceará - Viçosa do Ceará, Ipu, viagem de carro para o Rio Grande do Norte

Saímos de Parnaíba bem cedo, almejando chegar e Apodi no mesmo dia. Mudamos a rota um pouco para passarmos por Ipu, cidade que teria inspirado José de Alencar no seu romance Iracema. 

No caminho demos uma parada em Viçosa do Ceará, onde existe um mirante chamado Alto do Céu. Foi muito fácil de chegar, logo na entrada da cidade já havia uma placa indicativa e uns 5 minutos depois já havíamos chegado. 
Paisagismo com nome do Local Vista do Alto do Céu



O mirante fica no topo de uma montanha, onde há uma Igreja e um restaurante. Existem também lojinhas de artesanato e banheiro. Lá podaram as folhas das árvores com escritas. Em uma sequência de árvores havia "Alto do Céu", em outra "N S da Vitória". Tinha até um "Volte Sempre". A paisagem é bom bonita, com a visão da Serra do Ibiapaba e a cidade inteira em um vale. 
Igreja no Alto do Céu

Outro Paisagismo - Volte Sempre Nome da Igreja
Apreciamos a paisagem e seguimos viagem. 

Chegamos em Ipu por volta de meio dia. A bica do Ipu, como é conhecida, fica bem próxima ao centro do município, podendo ser visitada pela base da cachoeira.
Entrada do Parque - Vista do Restaurante

Na base há um restaurante e o caminho todo até a base é muito bem demarcado. Desse local se tem uma visão esplêndida dos seus 190 metros de que livre. Infelizmente pela falta de chuvas regulares nos últimos 4 invernos (período de chuvas no Nordeste, compreende basicamente o primeiro semestre de cada ano) a bica estava com bem pouca água, mas ainda assim era possível vislumbrar como o autor imaginou a cena do encontro de Iracema e Martin. 
Imagem da Cachoeira Logo no Começo da Trilha

Imagens da Cachoeira
Um pouco mais abaixo do ponto base da cachoeira há um poço raso feito por muretas onde é possível se banhar. A água da cachoeira é coletada na base dela e depois cai em uma quedinha artificial sobre esse pocinho. 

Cachoeira Menor para Banhos
Abaixo ainda do pocinho o pessoal canalizou a água e a deixa cair em um jato mais acentuado. Uma bela ducha. Havia até um sabonete dentro de um plástico quando passamos por lá. Alguém havia literalmente se banhado... 

Vista da Cachoeira no Restaurante
Depois de fotos e contemplações almoçamos no restaurante do local. Os pratos dito individuais são gigantes. Comemos o frango grelhado e o contra filé. Cada prato vem com dois grandes pedaços de carne, muito arroz e os demais acompanhamentos em porções generosas. Para nós um prato seria suficiente. 

Almoçados, fomos à praça Iracema, onde há uma grande estátua da índia e do português. Tudo bem simples mas bem interessante de se imaginar como devia ser na época do José de Alencar. 
Praça com Estátua da Iracema e o Português

Gigante Imagem de São Francisco na Saída da Cidade

Partimos então com destino a Apodi. Como a viagem era bem longe e como atrasamos em Viçosa do Ceará, decidimos para em uma cidade uns 100km antes de Apodi, chamada Limoeiro do Norte. 

Uma das Inúmeras Lápides à Beira da Estrada


Construção à Beira de um Estádio que "Lembra" o Coliseu

Vacas e Cabras Praticamente Comendo Poeira

Formato das Placas nas Estradas Estaduais - Lembra a Route 66 hein?


Com muito custo conseguimos um pouco de sinal da Vivo e achamos um hotel bem legal e barato. Estava tudo certo então, mas nosso plano começava a dar errado quando o GPS (Google Maps) nos mandou entrar na cidade não pela entrada principal (como as placas indicavam), nas por uma estrada de terra por onde andamos 10 km até chegar em ruas de pedras com casas em volta.

 Quando chegamos ao hotel Bezerra, este estava lotado. Segundo a recepcionista durante a semana é sempre assim. Por algum motivo os representantes de vendas elegeram essa cidade para dormir (talvez pelo hotel bom e barato). Ela nos indicou outros dois hotéis. 

O primeiro, Hotel Classic, tinha um quarto com duas camas de solteiro por R$80,00. Estava ótimo. A Cris nem reclamou do chuveiro frio (tradição em quase todos os hotéis não há chuveiro elétrico). Demos entrada, tomamos o banho gelado, rs, e descemos à pracinha para jantar. Comemos em uma pizzaria na Praça da Matriz. A pizza era de forno convencional mas o sabor estava bom. Era interessante o número alto de gatos que havia na praça. Após a janta, voltamos ao hotel para um merecido repouso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário